Visita Técnica a Empresa GRANFUJI
- GPTecA/ UEPB
- 1 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2019
No dia 29 de Janeiro de 2019, uma parte dos integrantes do GPTecA/UEPB realizou uma visita técnica a empresa GranFuji, localizada em Campina Grande-PB.

Parte do GPTecA / UEPB, na visita técnica realizada na empresa GRANFUJI - Mármores e Granitos, na cidade de Campina Grande - PB. Da direita para esquerda: Andreia Freitas, Salomão Davi, Professor William de Paiva, Yago Rocha e Ozires Talysson.
O grupo GPTecA / UEPB, realizou no dia 29/01/2019 uma visita técnica na empresa GRANFUJI - Mármores e Granitos, localizada na cidade de Campina Grande – PB, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o processo produtivo da empresa, observando com mais ênfase, o processo de corte do granito, em que toda a água utilizada do processo passa por tratamentos de floculação, e decantadores e por fim filtro prensa, juntamente com a torta.
A água retorna para o sistema enquanto a parte sólida que é consequentemente a geração do resíduo de beneficiamento de granito, vai para um depósito da empresa, uma vez que, trata-se de um resíduo utilizado como material de pesquisa por alguns dos membros do grupo. Atualmente o GPTecA / UEPB, utiliza o resíduo de beneficiamento de granito em duas linhas de pesquisa, uma com a utilização do resíduo em mistura com o solo local do aterro sanitário para impermeabilização da camada de base do aterro sanitário de Campina Grande – PB e a outra pesquisa, com a incorporação do resíduo de beneficiamento de granito para produção de argamassa em substituição parcial pelo aglomerante.
Na oportunidade o graduando Yago Rocha, mencionou a importância da empresa e enfatizou como a visita técnica foi relevante para tirar dúvidas sobre a geração do resíduo de beneficiamento para a pesquisa acadêmica.
"Acredito que a visita foi muito importante e esclarecedora, pois é de extrema importância o conhecimento a respeito da geração do resíduo para estudarmos a fundo, alternativas de reutilização do mesmo, possibilitando agregar valor econômico ao resíduo de beneficiamento de granito.”
Ambas as pesquisas têm uma relevância, pois em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei, 12.305/2010), o objetivo é propor uma alternativa para a destinação final do resíduo, incorporando-o novamente na cadeia produtiva, por meio de reutilização ou reciclagem, além de resolver um problema ambiental e social causado pela pó do resíduo de granito.
Comments